domingo, 29 de abril de 2012

Eu, o Bandido


Eu, o Bandido

de Fabio Barbieri

Depois da reunião de encerramento do semestre, coquetel: tomei um único chopp, com salgadinhos. Depois de meia hora, fui embora de carro. Medo de ser preso como bêbado (crime 1).
Peguei estrada: e se o guarda me parar? Paguei o licenciamento, mas o documento não chegou pelo correio (crime 2).
Medo de o carro ser aprendido, com custos altíssimos da diária, multa e guincho. Para não falar do utilíssimo extintor de incêndio vencido (crime 3).
Deixei colega perto do Shopping, parando por 2 segundos em local amplo e vazio, mas com placa de proibido (crime 4) e dois guardas com o talão em punho, trabalhando a todo vapor.
Peguei família, fui ao McDonald´s comer junk food (crime 5).
Comprei lanche com um brinquedo (crime 6).
Meu filho fez birra e deu um soco na mãe. Dei bronca, anunciei castigo e dei um tapa na bunda dele (crime 7), sob o olhar de desdém das ‘madres terezas’ de plantão, que têm agora a obrigação legal de me delatar.
Cheguei em casa, fui ler o Estadão (ler jornal não chapa-branca: futuro crime 8, se depender dos esforços do PT).
Na minha biblioteca, olhando minha pequena coleção de ficção totalitária (Zamyatin, Orwell, Koestler, ...) e folheando livros liberais que explicam como o paternalismo e falta de apreço por liberdade podem finalmente transformar o ato de ler livros no crime 9, me perguntei: em que ponto deixei de ser um cidadão pacato, trabalhador responsável e pai de família e me transformei em um bandido anti-social, inimigo do povo?
Como a independência não é algo facilmente erradicável, estou condenado a seguir a trilha do crime: alguém conhece algum ‘traficante’ de remédio para garganta sem receita? Ou, como um ato de rebeldia política, talvez eu deva começa a fumar...
-

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...