terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Alunos do curso técnico de Automação e Controle Industrial apresentam trabalhos

Instituto Federal da Bahia - Notícias

Seg, 21 de Dezembro de 2009 18:25

A turma 5841 do campus Salvador exibe os trabalhos de conclusão no auditório do IFBA


Os alunos do IFBA campus Salvador, concluíram o curso de Automação e Controle na noite de ontem, no auditório do campus Salvador. O professor do curso José Lamartine abriu a noite traçando um histórico das plantas piloto do curso, que surgiram na década de 80, mostrando fotos dos projetos e dos alunos e professores envolvidos.


Lamartine foi quem acompanhou e supervisionou todo o projeto e no final da sua apresentação ele concluiu que cumpriu os objetivos, entre eles - planta construída no prazo previsto, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos. "Desenvolvemos habilidades de liderança, negociação, autonomia, resolução de conflitos, capacidade de trabalho em grupo, flexibilidade, interdisciplinaridade", afirma o professor. A planta foi desenvolvida para medição e controle de variáveis industriais.


Com a conclusão da disciplina de Controle Avançado do curso de técnico de Automação e Controle Industrial, os alunos produziram trabalhos que refletem o aprendizado durante o curso.

Houve também uma palestra relâmpago sobre Marketing Pessoal, proferida pelo professor Cláudio Reynaldo, durante sua explanação ele falou sobre a sociedade pós industrial, desafios no mundo de trabalho, emprego, carreira e satisfação pessoal.


Outras palestras-relâmpago do evento foram: Controle PID em Robô com rodas, com o ex-aluno Eldres Davino, Filosofia e Tecnologia, com o professor Wanderley José Deina e a apresentação do trabalho de construção da Planta Piloto PP-NVP dos alunos da 5841.


Fonte: http://www.portal.ifba.edu.br/noticias/alunos-do-curso-tecnico-de-automacao-e-controle-industrial-apresentam-trabalhos.html


Como foi feito em http://www.youtube.com/watch?v=ZSfXqk8cHJE

Ver tambem http://joselamartine.blogspot.com/2009/10/planta-piloto-de-nivel-vazao-e-pressao.html


9 comentários:

Talita disse...

Foi excelente! Muito Bom! Uhuuuuu! \o/

Anônimo disse...

Professor Lamartine,

Desejo a você e a sua família um ótimo Natal e um ano de 2010 memorável, assim como acredito que está sendo o ano de 2009, ou melhor! Ainda melhor que este ano!
Confesso que pensei, ao início desse ano, que serias apenas mais um professor no meu currículo. Aos 45 de segundo tempo percebi que não seria assim. Você agora faz parte de um seleto grupo de professores inesquecíveis para mim.
Peço desculpas pelos inconvenientes e obrigado por tudo. Pela tolerência e paciência. Pelos momentos de tensão e descontração. Enfim... por tudo!
Abração!
Com carinho,
Hércules

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Talita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita disse...

Afe... Lamartineeee!
Tava sentindo um vazio aqui.. no peito.. era saudades.
Sinto como se amanhã devesse acordar cedo pra trabalhar na malha, comer cachorro quente em 5 minutos e brincar com o pessoal...
Hoje parece até que é feriado. Mas não... nada será como antes... o que era pra ser vivido já teve seu tempo. Vivi da melhor maneira, aproveitei os segundos com vocês e espero que um novo tempo venha em que possa desfrutar desses momentos de novo com todos.

Sinto no coração algo como "dever cumprido", mas, às vezes, acho que poderia ter explorado melhor a todos nesses 4 anos... sentirei saudades...

Agora temos tempo livre de sobra.

Ah... quero acompanhar de perto as novas versões da PP NVP (compressorzinho e protocolo de comunicação, etc...), tá? Sempre me avise. Tb quero ver os outros alunos sofrendo nas suas mãos.. hehehehhehe...
Não esquece!

Faço minhas, as palavras de César: "vc atrapalha a minha vida!!!!!!!!" (acrescentei mais algumas exclamações). Vc me fez participar de algo que me mudou bastante (pra melhor, graças a Deus) e me fez aprender que:
. trabalhar em equipe é muuuuuuuito importante;
. trabalhar sem equipe é muuuuuuuito difícil e exaustivo;
. as aparências enganam (vc eh mais psico do que parece.. ashauhsuahsuahsuahuas :P);
. suportar um chefe (CHAAAAATO!) é algo essencial para o desenvolver das atividades;
. é preciso ter prioridades e metas;
. metodicidade é uma excelente ferramenta, se bem dosada;
. as coisas sempre podem piorar;
. trabalhar sobre stress desconcentra totalmente;
. ficar quieto dá aparência de austeridade, e isso deixava as pessoas preocupadas comigo;
. algumas idéias ou ordens podem ser efêmeras;
. paciência é uma virtude;
. "continue a nadar, continue a nadar" (by Doris, de Procurando Nemo);
. Deus ajuda a quem cedo madruga;
. etc e tal... [cansei de escrever e tem muito mais coisas por aí para falar...].

A planta PP-NVP se tornou, para mim, um memorial. Todo o engajamento, suor, stress, relacionamentos pessoais e aprendizado estão bem definidos na planta, para mim, em cada um de seus traços. É impossível ver uma partezinha que seja da planta e logo não me direcione a uma lembrança, uma experiência vivida - e bem vivida.

Beijos a todos e curtam bastante o Natal e Ano Novo com a família!

Anônimo disse...

Professor um 2010 maravilhoso, com muitas conquistas e realizações, obrigado por tudo o que foi ensinado esse ano, e principalmente pelas poderosas lições de vida!!

Álisson

Anônimo disse...

Professor, que Deus redobre a sua dose de amor, paz e luz!
Que a sua vida seja repleta de sucesso!!!
Muitas saudades!
Abraços

Jessica

Anônimo disse...

Feliz NAtal!
tudo de bom sucesso!

Diego

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...