As obras aqui publicadas podem não ser inteiramente ficcionais, podendo corresponder ao comportamento ou opinião pessoal de seus autores. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais será mera coincidência?

domingo, 24 de junho de 2012

POR QUE VIREI A DIREITA (Livro)

COUTINHO, João Pereira; PONDE, Luiz Felipe; ROSENFIELD, Denis. POR QUE VIREI A DIREITA. São Paulo: Três Estrelas, 2012

Em Por que virei à direita, três intelectuais explicam os motivos de sua adesão ao pensamento conservador. Articulistas polêmicos da imprensa, o jornalista João Pereira Coutinho, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o analista político Denis Rosenfield expõem em detalhes as razões que os levaram a recusar os princípios políticos da esquerda. Seus textos são marcados pela liberdade intelectual e coragem de arrancar o debate político da frouxidão em que está imerso.


Coutinho discute os riscos das utopias propagadas pelas esquerdas: "Não é função de um governo conduzir uma comunidade rumo a um fim de perfeição. Não apenas porque os homens são incapazes de o atingir, mas porque esse fim é, conceitualmente, inatingível".

Para Pondé, o pensamento progressista tem uma falha essencial: ignora aquilo que é próprio ao ser humano: "A esquerda é abstrata e mau-caráter porque nega a realidade histórica humana a fim de construir seu domínio sobre o mundo".

Rosenfield analisa a "teleologia da esquerda", que vê o Estado como encarnação máxima da moral. Faz ainda dura crítica à democracia participativa implementada pelo PT, para ele uma armadilha autoritária e "liberticida".

http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/vit_c/424386/3/POR-QUE-VIREI-A-DIREITA.aspx
R$ 21,25 em junho de 2012

Nenhum comentário: