domingo, 9 de setembro de 2012

Por que fracassa o socialismo.

Ótimo exemplo publicado por um jornal de Caracas.



(Tradução aproximada)

Um reconhecido professor de economia da Universidade americana Texas Tech alegou que ele nunca havia reprovado qualquer estudante, mas que, em uma ocasião, teve que fazer isso com a turma inteira. Conta que esta classe insistiu que o socialismo funcionava, que neste sistema não existiam nem pobres nem ricos, senão uma total igualdade. O professor lhes propôs fazer um experimento em classe sobre o socialismo: Todas as notas seriam a média, e a todos os alunos seria atribuída a mesma nota de modo que ninguém seria reprovado e ninguém iria receber nota máxima.

Após o primeiro teste, as notas foram a média de todos os estudantes e a pontuação foi cinco. Os estudantes que haviam estudado mais ficaram chateados e os alunos que pouco estudaram ficaram felizes.

Mas, quando foram apresentados ao segundo teste, os alunos que estudaram pouco estudaram ainda menos, e os alunos que estudaram duro decidiram não trabalhar tão duro já que não iriam conseguir pontos extras e, portanto, também estudaram menos. A média no segundo teste foi de três! Ninguém estava feliz.

Mas, quando se realizou a terceira avaliação, a classe tirou um zero: todos reprovados!

As notas nunca melhoraram. Os alunos começaram a lutar entre si culpando uns aos outros para as notas ruins até chegar a insultos e ressentimentos, já que nenhum estava disposto a estudar para que se beneficiasse outro que não o fazia.

Para o espanto de toda a classe todos perderam o ano! E o professor perguntou se agora compreender a razão para o grande fracasso do socialismo.

É simples de entender que todo ser humano está disposto a si sacrificar trabalhando duro quando a recompensa é atraente e vale a pena o esforço, mas quando se tira esse incentivo, ninguém vai fazer os sacrifícios necessários para alcançar a excelência.

Finalmente, o fracasso será em geral.


Diga não ao socialismo.

Winston Churchill, Prêmio Nobel em 1953, disse: "O socialismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância, a pregação da inveja, sua missão é espalhar a miséria igualmente para as pessoas."

Para encerrar uma nomeação da ex-ministra britânica Margaret Thatcher: "o socialismo falha quando eles ficam sem dinheiro... dos outros”.


 
-

Um comentário:

Nicolas Rosa disse...

O verdadeiro Socialismo possui uma praga, que é a Esquerda: os intelectuais de classe média ou indivíduos medianizados que desprezam os pobres porque só vão poder digerir e deformar a cultura que eles curtem hoje daqui a 40 anos, e tem inveja dos ricos porque podem desperdiçar aquilo que eles apenas podem ter sem merecer.

O Socialismo dessa gente, é Corporativismo para o próprio benefício, e vassalagem para o resto.

No dia em que a Democracia Corporativa plena puder ser implementada, eles serão os primeiros a aceitarem a nova ordem, não por inteligência, mas sim por falta de argumentos.

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...