terça-feira, 29 de abril de 2008

POSTURAS DE IMPROVISO

O certo seria chamar de FACILITAÇAO essa coisa toda de dar um jeitinho. Dá um jeitinho aqui, outro ali e vamos caminhando.

São alunos que aprendem com professores que improvisam nas aulas práticas, pois lhes faltam as condições adequadas de trabalho.

A falta de professores sendo suprida por colegas que não tem a devida qualificação, ou disponibilidade. A coisa fica pior se observarmos que tanta criatividade para espremer "água de pedra", em achar uma solução, acaba não se percebendo que mais do que conteúdo, nós ensinamos pelo exemplo. Então se esbarra nessa "solucionática" em que ensinamos a nossos alunos aquilo que aprendemos. Muitos de nós, criativos nas soluções, somos na verdade improvisadores. Não temos soluções definitivas e, culturalmente transformamos o provisório em permanente.

Falta ASSERTIVIDADE para dar um NÃO e fazer com que aqueles que têm responsabilidade, assumam sua parte. Os aproveitadores existem onde a postura facilitadora permite. Se existem pessoas que fazem o mínimo é porque alguém esta fazendo por dois: a sua parte e a dela.

Um abraço

José Lamartine Neto

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...