Como e Por que o Moodle Potencializa a Construção de Conhecimento?
• Potenciais pedagógicos e técnicos do Moodle
A Educação pode ser compreendida como fato social não estando descolada da realidade material e subjetiva que a gera e lhe confere especificidade. Como tal e implicando no desenvolvimento de relações sociais de novo tipo com novas configurações de poder, resultam na necessidade de desenvolvimento de processos educativos novos.
As novas tecnologias da informação e da comunicação, e especificamente o ciberespaço, adquirem importância fundamental e merecem destaque. Novos conceitos começam a se fazer cada vez mais presente nos ambientes acadêmicos e políticos como saber flexível, interdisciplinaridade, aprendizagem cooperativa, transdisciplinaridade, currículo integrado, redes de aprendizagem e educação continuada e à distância, sobretudo quando está em pauta a discussão sobre a necessidade de renovação dos processos educacionais.
É imprescindível a adaptação dos dispositivos do aprendizado aberto e à distância no cotidiano da educação e a criação de um novo estilo de pedagogia que incorpore as novas tecnologias e favoreça, ao mesmo tempo, os aprendizados individualizados e o aprendizado coletivo em rede.
O conhecimento é uma construção humana de significados, apoiado no contexto em que as pessoas aprendem a partir do estímulo causado pelo desejo ou necessidade. Sendo assim, o processo de aprendizagem verdadeiramente significativo é individual, pois atribui e adquire significado. Este conhecimento não pode ser transmitido pois se dá a partir de um processo de construção independente em cada pessoa e pode ser otimizado em situações de trocas e de experimentação, a medida que adquire significado socialmente compartilhado.
Assim, as novas tecnologias de educação à distância implicam em duas abordagens: a social, com acesso potencializado à informação; e a individual com a ampliação das possibilidades de interação, colaboração e autonomia do aluno.
Fonte:
Souza, Carlos Henrique Medeiros de; Manhaes, Fernanda Castro. Ensino e aprendizagem em ambientes virtuais: algumas considerações. Revista espaço acadêmico nº65. outubro/2006.
---
José Lamartine Neto
----------------------------------------------
http://br.groups.yahoo.com/group/joselamartine/
http://www.institutofotovivencia.org.br/
----------------------------------------------
"Todos nós nascemos originais e morremos cópias." (Carl Gustav Jung)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O anúncio de Olavo Bilac
O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...
-
E a Disneylândia? Esta história que Ariano conta ocorreu em um jantar na casa de um amigo rico casada com uma mulher idiota... ...
-
Navegando pela web encontrei esta espécie de “matriz” que apresenta uma espécie de “árvore genealógica” dos mitos e Religiões que conhecemos...
-
A História conta-nos o quão árduos têm sido os passos visando a evolução humana. Nossos ancestrais vivenciaram combates sangrentos ...
2 comentários:
Revista espaço acadêmico nº65. outubro/2006.
Tema: Ensino e aprendizagem em ambientes virtuais:
algumas considerações
autores:Carlos Henrique Medeiros de Souza* & Fernanda Castro Manhaes**
Ok. Obrigado.
Postar um comentário