sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Curso de AVA em Moodle - Relato final.


O que é o Moodle? Não fazia a menor idéia. Já tinha ouvido falar de Educação a Distância. Cheguei a fazer um curso de “Ética no Serviço Público” à distância, mas continuava um cego.

Depois das boas vindas e da expectativa criada veio o meu chat no moodle e, que decepção. Fiquei frustrado com dinâmica e com as minha diferença em relação aos outros que conseguiam entender aquela loucura. Foi o começo, comendo poeira.

Na criação das equipes fui auxiliado pela Sandra. Entrei no grupo 03 da Lígia. Isso na primeira semana de agosto. Nossa equipe ficou com os seguintes integrantes: Alessandra, Alessandro, Jeane, eu, Ligia e Suzana.

Participei da discussão sobre Lenda ou Verdade? que a Sandra colocou. Lembrei da Matrix e da Ética. Já tinha tido experiência em curso de Ética no serviço publico e que uso algum recurso digitalizado com meus alunos.
O contrato didático é uma ótima idéia. E segui fazendo as avaliações.

Consegui contribuir com a construção coletiva do texto “Como e Por que o Moodle Potencializa a Construção de Conhecimento?” e vi que outros colegas fizeram o mesmo. Realmente, o negócio ta funcionando.

Abaixo segue transcrito algumas falas que conseguimos trocar:
“Precisamos agilizar o trabalho, mais não sei como. O que penso ser interessante é que encontramos os mesmos problemas de salas "convencionais", na elaboração de um trabalho em grupo.” (Alessandro, Fóruns/Trabalho Final - Espaço dos Grupos/Espaço de Discussão do Grupo 03, 15 de agosto de 2008)

“Vocês criaram o AVA Tec 03 que, pelo que entendi, é o nome do ambiente, com suas característica, que abriga os demais cursos. Excelente, a idéia era esta mesma.” (Cristiane, Fóruns/Trabalho Final - Espaço dos Grupos/Espaço de Discussão do Grupo 03, 23 de agosto de 2008)

“O que estamos fazendo é não trabalhando só com um curso ou idéia mas criando uma espécie de Escola de Formação (sugeri o nome de AVATec 03). Já tem 3 cursos: Inclusão Digital, Controle Automático e Técnico em Adm Escolar. Em vez de selecionar, incluímos. Ta mais de acordo com a proposta do Ensino a Distância.” (Lamartine, Fóruns/Trabalho Final - Espaço dos Grupos/Espaço de Discussão do Grupo 03, 24 de agosto de 2008)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem Técnica da Equipe 03 é um centro especializado em formação, capacitação e re-qualificação profissional.
Disponibiliza uma série de cursos e treinamentos indispensáveis às empresas públicas e privadas, bem como aos profissionais que queiram ampliar seus horizontes.
O AVATec 03 também se preocupa em disponibilizar o ambiente mais adequado a suas necessidades, utilizando estratégias de aulas e ferramentas tecnológicas que propiciem não só a ampliação de conhecimentos bem como de sua rede pessoal.
Seja bem vindo!!!
Um abraço
Equipe AVATec 03

“Acredito que a próxima turma pode ter acesso a uma outra formatação de curso: Básico e Avançado. A divisão pode propiciar um nível de participação maior.” (Lamartine, Fóruns/ Sugestões para a Próxima Turma/TEMPO X CONTEÚDO, 31 de agosto 2008)

“Uma boa regra é que "não tem certo ou errado ou bonito e feio" pelo menos por um tempo, o tempo da ambientação coletiva.” (Lamartine, Fóruns/Sugestões para a Próxima Turma/TEMPO X CONTEÚDO, 31 de agosto 2008)

“Sobre o curso de Lamartine, vejo que ele avançou bastante, mas ainda está com poucas atividades para sua carga-horária. Sugiro que você dê menos importância ao conteúdo e trabalhe mais em montar atividades didáticas, utilizando ferramentas diferentes...” (Cristiane, Fóruns/Trabalho Final - Espaço dos Grupos/Espaço de Discussão do Grupo 03, 2 de setembro de 2008)

“Achei boa a sugestão do Lamartine de fazer um curso básico e outro mais avançado. E também participo da opinião de que no início do curso deve ser dada bastante ênfase às ferramentas e atividades destinadas à interação entre os participantes.” (Gustavo, Fóruns/Sugestões para a Próxima Turma/TEMPO X CONTEÚDO, 2 de setembro de 2008)

“Estou dando uma olhada nos ambientes dos grupos e dando um retorno para vocês. Pelo que percebi vocês optaram por trabalhar em cursos separados, talvez como forma de superar as dificuldades de interação da equipe. Vou fazer algumas considerações e sugestões sobre o trabalho.” (Cristiane, Fóruns/Trabalho Final - Espaço dos Grupos/Espaço de Discussão do Grupo 03, 2 de setembro de 2008)

“A desconexão interna das equipes foi motivada por varias razões como: compromissos profissionais, viagens, panes em computadores, problemas de saúde, etc. Tudo isso cria uma dificuldade gigantesca de se atingir os objetivos. Outro agravante, no meu entender, foi o volume de informações.” (Lamartine, Fóruns/Sugestões para a Próxima Turma/TEMPO X CONTEÚDO, 3 de setembro de 2008)

“Resolvi me ambientar o máximo que eu podia, a princípio sozinho e dentro de minhas limitações. E fui em frente.” (Lamartine, Fóruns/Sugestões para a Próxima Turma/TEMPO X CONTEÚDO, 3 de setembro de 2008)

“Agora no final, acredito que cresci um bocado no entendimento deste negócio de Moodle. Acho que um dos objetivos do curso era este. A questão da socialização, fica um débito para praticamente todos, dos professores e tutores até nós, alunos. Experiência para o futuro. Termos muito o que relatar...” (Lamartine, Fóruns/Sugestões para a Próxima Turma/TEMPO X CONTEÚDO, 3 de setembro de 2008)

“Gosto da fala de Lamartine quando coloca que devemos investir em relacionamento e estamos pensando em formas de realizar isto, dentro de condições viáveis inclusive para nós formadores.” (Cristiane, Fóruns/Sugestões para a Próxima Turma/TEMPO X CONTEÚDO, 4 de setembro de 2008)

“Destaco como pontos positivos: a distribuição clara do curso em três aulas, reunindo conteúdos e atividades quantitativamente significativos; a utilização de vários recursos, o que pode tornar o curso dinâmico; o layout/desenho do curso; a organização do livro sobre controle automático (de todos os materiais elaborados, foi o que mais gostei). Algumas sugestões que faço...” (Francisco, Fóruns/Apresentação dos Trabalhos Finais/Trabalho Final-Grupo 03, 6 de setembro de 2008)

“Gostei das 3 propostas de cursos no ambiente de vocês. Muito interessante também é a idéia de um curso técnico para Administração Escolar. Mas neste curso não ficou muito claro o público-alvo e qual é a proposta de conteúdo do curso, seria só para secretaria? O curso de controle automático ficou mais avançado e a proposta também é muito boa.” (Ana, Fóruns/Apresentação dos Trabalhos Finais/Trabalho Final-Grupo 03, 7 de setembro de 2008)

“Os três cursos que você viu Ana Carolina, na área do grupo, ficaram de ser votados e escolhido um que seria o trabalhado. Foi um período que houve perda de contato geral entre os membros do grupo. Como já tínhamos enviado as propostas dos 3 cursos, tivemos a idéia de seguir o princípio do EAD - inclusão. Então, todos foram aproveitados e cada integrante investiria no seu curso, permitindo o feedback dos demais.” (Lamartine, Fóruns/Apresentação dos Trabalhos Finais/ Trabalho Final-Grupo 03, 7 de setembro de 2008)

“Acho que estamos finalizando o curso. Espero que possa acessar outros, desta mesma natureza e me aperfeiçoar. Estava olhando meus relatórios que este sistema disponibiliza, e realmente, é de impressionar o grau de detalhamento. Aprendi o que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Este curso permitiu um pouco de luz na minha cegueira tecnológica. Vejo com mais clareza as potencialidades, não só da minha atividade, mas também da instituição que trabalho, que é da área de ensino profissional tecnológica, mas que está bastante defasado do que realmente é tecnologia de ensino.” (Lamartine, Participantes/José Lamartine de Andrade Lima Neto/Blogs, 6 de setembro de 2008)

Para finalizar...“Só posso agradecer aos Professores e tutores Cristiane, Lúcio, Sandra e Malos e a todos meus colegas. Todos, com suas contribuições, ajudaram a fazer uma diferença na minha vida. Um abraço a todos” (Lamartine, Participantes/José Lamartine de Andrade Lima Neto/Blogs, 6 de setembro de 2008).

É isso aí. Um abraço.

José Lamartine


Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...