domingo, 31 de agosto de 2008

A escolha é minha mesmo?

Caro colega,

Muito oportuna suas palavras, mostrando inclusive, como a sociologia e a psicologia tiveram um início comum. Esta sua análise do perfil da nossa sociedade foi muito feliz na minha opinião.

É certo que vivemos inundados de influências para os nossos pensamentos e nossa subjetividade através da mídia, da família, dos locais de trabalho, das escolas, das igrejas, dos sindicatos, das relações que se tem em todos os lugares e por todo o tempo. Isso que eu penso, essa minha "verdade" é minha mesmo ou foi "implantada" ideologicamente? O quanto sou genuíno nas minhas crenças? Sou livre ou a liberdade é uma ilusão criada?

O pior é que muitos não se dão conta do quão atolados estão. Não estão nem aí por que disseram que é cômodo. E eu acreditei.

É assim que funciona o aparelho ideológico de uma sociedade. Domina por convencimento. Se não for assim, faz como nos países comunistas, dominam pela força mesmo. Depois convencem.

O impagável barão de Münchausen, em uma de suas muitas aventuras, viu-se caído num buraco lodoso. Depois de uma série de tentativas, conseguiu sair dele puxando seus próprios cabelos. Erguendo a si mesmo e seu cavalo pelos cabelos para poder continuar sua fantástica jornada.

Tem que existir o desejo, um certo querer enxergar, um querer respirar novos ares, para sair deste lodaçal, mesmo que por instantes.

O filme Matrix expõe isso tambem: Neo (o escolhido) tem que fazer uma escolha que é só dele. Voce quer conhecer a toca do coelho?

Boa semana


--
José Lamartine Neto
CEFET-BA/DTEE/Automação
----------------------------------------------
http://br.groups.yahoo.com/group/joselamartine/
http://joselamartine.blogspot.com/
http://www.institutofotovivencia.org.br/
----------------------------------------------
"Todos nós nascemos originais e morremos cópias." (Carl Gustav Jung)

2 comentários:

Danielle Espírito Santo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danielle Espírito Santo disse...

Oi Lamartine
A busca pela verdade é realmente difícil(não que eu já a tenha encontrado),mas o mundo, por vezes "irreal", que construímos(e por isso é tão agradável)é tão parte de nós que parece ter nascido conosco.Vi uma vez um psicanalista dizer que preferimos da nossa vida uma tragédia a um drama;a segurança de não saber, infelizmente tem se tornado mais atraente que os caminhos tortuosos da verdade.
Parabéns pelo blog.
Danielle

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...