terça-feira, 30 de junho de 2009

Nesta Vida não há segurança; apenas oportunidades

Reflexão da Semana: "Nesta Vida não há segurança; apenas oportunidades."

Esta questão de segurança e oportunidades tem tudo a ver com a fluidez da vida, como falou Heráclito, que não podemos pisar duas vezes o mesmo rio. Acho que pode ser visto neste sentido.

Quem se sente seguro pode ter a tendência a acomoda-se e, da mesma forma que a água parada em um poço estraga-se, assim prejudica-se as motivações e o sentido de crescimento.

Muitas vezes dá muito mais trabalho ficar estagnado, resistindo às mudanças do que seguir o curso do rio da vida.

O bacana é descobrir um ponto de equilíbrio; nem a estagnação da segurança excessiva, nem o estresse da completa viajem a toda velocidade. Tem que dar tempo para apreciar a paisagem. Se ficar parado, abusa; se correr demais deixa de ter o prazer que a vida nos proporciona. A velocidade ou o destino (?) não podem ser um fim em si mesmos e sim a jornada.

--

José Lamartine Neto

Um comentário:

Lais Machado disse...

O curioso eh que soh percebemos isso quando chegamos nessa tão temida fase qeu é a transição da adolescencia pra vida adulta. Onde nós jovens, com nossa visão sempre imediatista queremos pisar sempre em terrenos seguros, até a gente perceber que não tem jeito..cada passo é um risco, cada escolha traz entranhado um sucesso e um fracasso.

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...