domingo, 18 de abril de 2010

Planta Piloto pp-nvp - RelatorioFinal

RESUMO

Na primeira etapa de execução deste projeto foram estudados separadamente os equipamentos e instrumentos interligados na planta piloto, de que forma se comunicam, as suas alimentações, programações, dimensionamento e os seus principais componentes. Desse modo poderá ser analisada a necessidade desses instrumentos e sua real influência no processo, permitindo implantar estruturas mais avançadas e mais utilizadas nas indústrias atualmente no lugar de equipamentos e instrumentos de certa forma ultrapassados ou dispensáveis na composição da planta mencionada. A instalação desses componentes terá o objetivo de também melhorar o desempenho da Planta Piloto de vazão e nível. Uma das modificações está relacionada à retirada da bomba da jusante do tanque superior, mantendo a saída por gravidade.

Logicamente, toda e qualquer modificação será analisada minuciosamente antes de sua realização, partindo sempre de uma perspectiva realista da disponibilidade de materiais dentro da instituição ou viabilidade para obtê-los de maneira comercial. Como o propósito da planta piloto é essencialmente didático, algumas estruturas mais antigas e de fácil compreensão do funcionamento serão aproveitadas, aliadas a processos de calibragem e testes de aptidão antecipadamente.

Paralelamente, ocorrerá a medição das dimensões dos instrumentos, equipamentos, tubulações e acessórios para a confecção de um fluxograma, do projeto de instrumentação e do projeto de tubulações e equipamentos da planta piloto, os quais auxiliarão no redimensionamento e montagem da mesma.

A seguir, com os componentes em mãos, ocorrerá a montagem das novas estruturas físicas e lógicas (programação, comunicação, suprimentos, dimensionamento, instalação, sincronia, entre outros) a partir dos estudos realizados previamente. A conclusão desta parte levará o projeto a sua etapa final, a qual será o teste funcional de todas as estruturas presentes na planta piloto.

As práticas a serem desenvolvidas com esta Planta Piloto serão práticas de estudo do funcionamento do processo e de controle PID e suas conseqüências, configuração dos controladores (ação, ganho proporcional, ganho integral, ganho derivativo, etc.), sintonia de controle, etc.


LIMA NETO, J.L.A., PEREIRA, T.S. e outros. CONSTRUÇÃO DE PLANTA PILOTO. Salvador, 2009. (Relatório final da disciplina Controle II) - Departamento de Tecnologia Eletroeletrônica, Curso Técnico de Automação e Controle Industrial, Instituto Federal da Bahia.

Disponível em https://www.researchgate.net/publication/301867502_Construcao_de_Planta_Piloto_-_Nivel_Vazao_e_Pressao_Relatorio

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...