Proposta de sinalização e comunicação visual
do IFBA-Salvador
do IFBA-Salvador
Internamente, para facilitar a localização e identificação, padroniza-se a numeração e nomenclatura das salas, laboratórios, estruturas administrativas e demais dependências de forma lógica e racional. A adoção de um padrão fácil de ser compreendido dá ao usuário autonomia de deslocamento e localização, a partir da assimilação deste sistema.
Preferencialmente, denominam-se os blocos e as salas, oferecendo ao observador uma sequência lógica e facilmente dedutível, por exemplo: os blocos mais próximos do acesso principal seriam, então, o A, B, C, até os mais distantes, considerando mesmo os blocos que ainda estejam em projeto. A numeração das salas seguiria a mesma sequência, podendo-se utilizar em um corredor, por exemplo, números pares de um lado e ímpares de outro.
A princípio, deve-se considerar que todos os ambientes, independentemente de sua função e uso, seguirão uma numeração única e sequencial (composta da letra do bloco, pavimento e número da sala) que permanece inalterada, mesmo que se modifique a função daquele espaço.
Exemplificando: a nomenclatura B203 indicaria um ambiente que se localiza no segundo andar do bloco B, seja esse espaço uma sala, um anfiteatro ou futuramente um laboratório.
IFBA-Placas setores
IFBA-Placas informativas
IFBA-Placas advertencia
Fonte - Anexo da Portaria no 115, de 4 de janeiro de 2012 do IFSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário