sexta-feira, 31 de maio de 2013

10 sinais de honestidade intelectual - por Mike Gene

10 sinais de honestidade intelectual - por Mike Gene

Quando se trata de praticamente qualquer assunto, parece que o discurso público sobre a internet é dominada pela retórica e propaganda. As pessoas ou estão vendendo produtos ou ideologia. Na verdade, só porque você pode se deparar alguém calmo e com conhecimento não significa que você deve baixar a guarda e confiar no que dizem. O que você precisa é olhar para um histórico de honestidade intelectual. Permitam-me, portanto, propor 10 sinais de honestidade intelectual.

1. Não exagere a importância dos seus argumentos. Seu senso de convicção deve ser proporcional ao nível de evidências claras à disposição de todos. Pintar seus oponentes como estúpidos ou desonestos apenas por discordar é um sinal de desonestidade intelectual. Honestidade intelectual é frequentemente associada com humildade, não arrogância.

2. Mostre a disposição em reconhecer publicamente que pontos de vista alternativos existem. Não precisam ser tratadas como igualmente válidas, mas raro é o caso em que um, e apenas um ponto de vista tem completo monopólio face à razão e evidência.

3. Esteja disposto a reconhecer publicamente suas próprias conjecturas e preconceitos. Todos nós dependemos de algumas suposições quando aplicamos nossa visão de mundo aos dados que dispomos, e todos trazemos alguma parcialidade a isso.

4. Esteja disposto a reconhecer onde seu argumento é fraco. Quase todos os argumentos têm seus pontos fracos, mas aqueles que tentam vendê-los como ideologia tem grande dificuldade em lidar com isso e preferem ocultar ou diminuir a importância dessas fraquezas.

5. Esteja disposto a reconhecer quando está errado. Aqueles tentando convencer de um argumento com retórica têm grande dificuldade em admitir estar errados, já que isso arruína a credibilidade e a eficácia da sua retórica. Você ganha alguns pontos por admitir estar errado em questões triviais, e muitos por admitir estar errado em algo importante. Em compensação você sempre perde muito por deixar de admitir estar errado em algo trivial.

6. Demonstre consistência. Um sinal claro de desonestidade intelectual é quando alguém usa de hipocrisia.

7. Dirija-se ao argumento, não à pessoa fazendo o argumento. Ad Hominem é outro sinal claro de desonestidade intelectual, mesmo quando dá-se de forma sutil ou aparentemente inocente.

8. Não distorça o argumento que está respondendo. Uma tática comum dos intelectualmente desonestos é apresentar o argumento do oponente de forma distorcida, usando de citações fora de contexto, paráfrases, etc. Ao responder um argumento, alguém deve mostrar sinais de ter feito um esforço sério para primeiro entendê-lo e representar acuradamente a intenção do autor.

9. Tenha pensamento crítico.

10. Esteja disposto a reconhecer publicamente quando um ponto ou crítica é válido. Se alguém mostra-se incapaz ou indisposto a admitir quando o oponente tem razão, isso demonstra uma indisposição em participar da troca que caracteriza um debate honesto.

fonte - http://designmatrix.wordpress.com/2010/03/04/ten-signs-of-intellectual-honesty/

-

Um comentário:

Juliana disse...

Ótimo texto, parabéns!

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...