segunda-feira, 22 de julho de 2013

Você age conforme suas convicções?



Você age conforme suas convicções? Leon Festinger provou em 1959 que não ao fazer experiências com voluntários concluindo que, através de comportamentos distintos de suas convicções originais, estas são mudadas. A técnica foi batizado de "dissonância Cognitiva" e é muito usada pela psicologia social para mudanças nos valores de uma população. Em outras palavras, faça o corpo reagir e enfraqueça a mente. A dança e o teatro são ótimos para isso... e rapidamente levamos o Brasil para o precipício.

Não apenas nossas convicções definem nosso comportamento. Quando fazem com que nós nos comportemos de forma contrária a nossas convicções ocorre um desconforto cognitivo gerada pela contradição com o que acreditamos. O resultado eh que relaxando o que antes eram princípios e mudamos para adequar ao nosso novo comportamento, ou seja, nossos comportamento definem nossas convicções.

 
Com essa técnica muda-se os valores de uma civilização com a adoção de nova moral e nova ética. Na prática o que estamos vendo hoje com tanta desonestidade e corrupção é mais do que sempre existiu. As pessoas perderam um certo pudor ou vergonha. Ou seja, moralmente acho que estão mais débeis.

-

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...