domingo, 10 de maio de 2009

A neurose está morrendo para nascer a perversidade

Quando o Estado se exime de sua responsabilidade, minimizando-se como reflexo da política neoliberal, alguem (ou algo) vai assumir este espaço.
A violência é só um reflexo de uma sociedade que se transforma, desligando-se de suas referências históricas, sendo guiado por novas forças que pregam o prazer a qualquer custo sem se preocupar com as consequencias, ou seja, as lições do passado e as consequencias no futuro, ficam em segundo plano pelo imediatismo do presente.


Os sentimentos de culpa ou remorso estão acabando face ao prazer e gozo que se obtém pela saciedade dos desejos, ao consumir. Não que o presente não seja importante, é obvio que sim. O problema é a desvinculação progressiva que ocorre entre o passado e o futuro, ou seja, a culpa e o medo. É a ditadura da liberdade e o direito ao extremo. A neurose está morrendo para nascer a perversidade?

Um abraço

--
José Lamartine Neto

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...