As obras aqui publicadas podem não ser inteiramente ficcionais, podendo corresponder ao comportamento ou opinião pessoal de seus autores. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais será mera coincidência?

sábado, 23 de maio de 2009

Problemas de discriminação

Oi Nathi,

Esta mensagem é bem legal sobre combate ao racismo e a discriminação. Sai da teoria e vai para ação.

Quando comentei na aula de Marilda, apos o filme "Olhos Azuis", que isso é bom na teoria mas na prática não funciona, ela me olhou danada da vida. Acredito que o momento não era de dispersão dos colegas, e sim de aproveitar e comentar o filme.

Fui irônico, é verdade, pelos discursos que vejo de brancos e negros, de homens e mulheres, de novos e velhos, de empregados e desempregados, quem tem carro e quem vai de buzú, etc. Apesar da lei proibir a prática, o problema continua a existir. Não é só a lei que resolve e sim a cultura, só que isso leva tempo, muito tempo, principalmente se não se valoriza a educação.

Este preconceito, ou estigma, ou seja lá o que for, existe dentro de nossa própria sala de aula, entre nossos colegas e professores, cotistas ou não cotistas, etc.

Então, se não estamos conseguindo resolver nossos próprios problemas de discriminação, como vamos resolver lá fora???? Será que conseguiremos arrumar primeiro a nossa casa pra depois arrumar a dos outros???

Beijo

---
José Lamartine Neto

Nenhum comentário: