sábado, 23 de maio de 2009

Problemas de discriminação

Oi Nathi,

Esta mensagem é bem legal sobre combate ao racismo e a discriminação. Sai da teoria e vai para ação.

Quando comentei na aula de Marilda, apos o filme "Olhos Azuis", que isso é bom na teoria mas na prática não funciona, ela me olhou danada da vida. Acredito que o momento não era de dispersão dos colegas, e sim de aproveitar e comentar o filme.

Fui irônico, é verdade, pelos discursos que vejo de brancos e negros, de homens e mulheres, de novos e velhos, de empregados e desempregados, quem tem carro e quem vai de buzú, etc. Apesar da lei proibir a prática, o problema continua a existir. Não é só a lei que resolve e sim a cultura, só que isso leva tempo, muito tempo, principalmente se não se valoriza a educação.

Este preconceito, ou estigma, ou seja lá o que for, existe dentro de nossa própria sala de aula, entre nossos colegas e professores, cotistas ou não cotistas, etc.

Então, se não estamos conseguindo resolver nossos próprios problemas de discriminação, como vamos resolver lá fora???? Será que conseguiremos arrumar primeiro a nossa casa pra depois arrumar a dos outros???

Beijo

---
José Lamartine Neto

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...